Olá, seja bem vindo ao Blog Gool de Placa, aqui você encontrará tudo sobre o mundo da bola!

Para melhor visualização dos textos, aperte em ler mais, nas postagens.

20 de ago. de 2011

De volta à Seleção, R10 tem números expressivos e reencontro com Gana

Foram 93 jogos, 32 gols, uma Copa do Mundo... Ronaldinho vive altos e baixos com amarelinha, mas tem confiança de Mano para chegar a 2014

Ronaldinho Gaúcho já fez 93 jogos com a camisa da Seleção Brasileira. Foram 60 vitórias, 22 empates e 11 derrotas, com aproveitamento de 67,5%. Experiências únicas pelo time canarinho, gols importantes, inclusive em Copas do Mundo, e dois duelos marcantes contra Gana, adversário que vai marcar o seu retorno, no dia 5 de setembro, em Londres.

No primeiro, Ronaldinho sequer imaginava escrever uma história vitoriosa na equipe principal. Em 1997, no Mundial Sub-17, R10 foi um dos destaques da equipe que venceu Gana por 2 a 1 e conquistou o caneco (veja os lances no vídeo acima). E naquele duelo diante dos africanos, no Egito, ele foi fundamental. Até parecia prever o triunfo após o gol de empate, marcado por Matuzálem. O outro foi de Andrei.

- Mãe, nós vamos ganhar - gritou o jogador para a câmera instalada atrás de um dos gols. Parecia prever o sucesso de uma carreira de triunfos pela Seleção.

Mas a carreira de Ronaldinho na Seleção não foi marcada apenas pelos duelos diante de Gana. R10 foi decisivo na Copa do Mundo de 2002. Nas quartas de final, no triunfo por 2 a 1 sobre a Inglaterra, o atacante deu o passe para o gol de Rivaldo e marcou, meio que sem querer, o que classificou à equipe para as semifinais do torneio. No entanto, no duelo, ele acabou expulso. Foi o seu primeiro cartão vermelho defendendo o Brasil.

Até mesmo o jeito irreverente de comemorar de Ronaldinho deu o ar da graça na festa do título sub-17. Na empolgação, o jogador puxou a roda com o seu molejo. Mas o duelo mais importante diante dos africanos ainda estava por vir. Na Copa do Mundo de 2006, nas oitavas de final, Gana cruzou o caminho da Seleção mais uma vez.

A estreia de Ronaldinho com a amarelinha principal foi em 1999, sob a batuta de Vanderlei Luxemburgo. A primeira vez foi na vitória por 3 a 0 sobre a Letônia. No jogo seguinte, já pela Copa América, disputada no Paraguai, goleada por 7 a 0 sobre a Venezuela e um gol antológico, após chapéu no zagueiro (veja o lance no vídeo ao lado). O cartão de visitas estava dado aos torcedores e aos adversários.

De lá para cá, Ronaldinho colecionou altos e baixos pela Seleção. Após a Copa de 2002, a expectativa era a de que R10 se tornasse a principal referência do grupo. Não foi bem o que aconteceu. No Mundial de 2006, fiasco após derrota por 1 a 0 para a França, nas quarta de final, na Alemanha. O prestígio ficou abalado. Dunga, o novo comandante, preferiu dar uma geladeira no atacante, que chegou a amargar o banco de reservas.

Às vésperas do Mundial de 2010, Ronaldinho não era o mesmo. Dunga fechou o grupo com os 23 preferidos, e R10 não estava entre eles. Ficou fora de sua terceira Copa. O retorno só aconteceu com Mano Menezes, em novembro do ano passado. E não foi como o esperado. Derrota por 1 a 0 para a Argentina, em Doha, no Qatar, com um gol de Lionel Messi.

Com a amarelinha, Ronaldinho marcou 32 gols. Foram oito de pênalti e seis de falta. Estados Unidos, Haiti e Arábia Saudita foram os que mais sofreram, tendo as redes balançadas três vezes cada. E Gana já sofreu com o atacante? Ainda não. Mas é tudo o que o técnico Mano Menezes espera do craque do Flamengo: gols e uma boa atuação.

- Penso que o Ronaldinho é o jogador que reúne as maiores condições de estar na Copa do Mundo. Ele é um jogador inteiro. Você não tem notícia na trajetória do Ronaldinho de lesões graves. Ele não é um atleta de ficar fora dos jogos e vem comprovando isso no atual momento. O vejo de forma definitiva nesse processo da Seleção. Acredito que ele possa liderar os jogadores mais jovens, que possa agregar valores que precisamos – analisou Mano.

Confira abaixo os números de Ronaldinho na Seleção Brasileira:

RONALDINHO COM A AMARELINHA
Com Vanderlei Luxemburgo
18 jogos (12 como titular / 6 como reserva)13 vitórias, 3 empates e 2 derrotas (7 gols)
Com Emerson Leão
3 jogos (todos como titular)1 vitória, 1 empate e 1 derrota (1 gol)
Com Luiz Felipe Scolari
11 jogos (10 como titular / 1 como reserva)9 vitórias, 1 empate e 1 derrota (6 gols)
Com Mário Jorge Lobo Zagallo
1 jogo (titular)1 vitória (1 gol)
Com Carlos Alberto Parreira
39 jogos (todos como titular)22 vitórias, 11 empates e 6 derrotas (12 gols)
Com Dunga
20 jogos (15 como titular / 5 como reserva)14 vitórias e 6 empates (5 gols)
Com Mano Menezes
1 jogo (1 como titular)1 derrota (-)


Créditos: globoesporte.com

0 respostas:

Postar um comentário